DECEPÇÃO

Decepção.
(Texto: LUCAS 24:13-35)
As circunstâncias da nossa vida, muitas vezes, nos levam a enfrentar a dor da decepção e do desapontamento.
Nenhum de nós está livre sofrer desilusões. Todo ser humano em uma ocasião ou outra experimentará esta dor indesejável. A questão não se prende ao fato de sofrermos ou não, já que todos estão sujeitos a isso, mas sim à nossa reação e quais atitudes tomamos quando nos deparamos com ela.
O texto relata um quadro típico de homens decepcionados. Jesus havia caminhado com eles por três anos, eles tinham depositado todas as suas esperanças nEle e de repente eles perdem o seu referencial pois imaginavam que Jesus tinha vindo e os livraria das mãos dos inimigos fisicamente falando. Não estavam preparados para a decepção da morte de Jesus. NUNCA ESTAMOS PREPARADOS PARA A DECEPÇÃO E A DESILUSÃO!.
Nove sintomas que identificam um decepcionado:

1. AFASTAMENTO DO LUGAR DA COMUNHÃO . (v.13) Saíram de Jerusalém – casa de paz – lugar onde Deus está movendo, a Shekinah de Deus está presente. Figura da igreja.

2. COMENTÁRIOS CONSTÍNUOS SOBRE A DECEPÇÃO .(v.14) Buscam-se pessoas com identificação na decepção. A conversa gira sempre em torno do que está no coração, se decepção, decepção. Se alegria, alegria, etc... O desiludido leva sempre uma semente de desilusão ao terreno alheio. Lembre: fomos chamados para levar sementes de esperança!

3. PERDEM A PERCEPÇÃO DA PRESENÇA DIVINA. (v.15,16) A decepção traz insensibilidade, a caminhada se torna sem sabor, estudar a palavra se torna mecânica. Não se consegue ver a Deus em nada na vida. O próprio Deus move-se em direção deles porém eles não percebem. O favor de Deus está presente e eles não reconhecem. O decepcionado tem seus olhos espirituais fechados.

4. TRISTEZA PROFUNDA. (v.17) Servem a Deus mas não conseguem experimentar a alegria de Cristo. Isaias 61 diz que Deus quer trazer um manto de alegria sobre os tristes. o coração alegre serve de bom remédio mas um espírito entristecido adoece os ossos. Há pessoas mergulhadas em poço de tristeza e isso pode levá-las a enfermidades físicas (psicossomáticas).

5. LANÇAM A CULPA SOBRE TERCEIROS. (v.19,20) Tendência de culpar os outros constantemente, alguém sempre será o culpado pelas suas decepções e desgraças. Em toda a sua vida sempre haverá alguém a quem culpar.

6. PERDEM A ESPERANÇA. (V.21) Muitos vivem dentro da igreja sem esperança e alguém sem esperança não consegue sonhar. Deus quer fazer de você um prisioneiro da esperança, há uma promessa que eles voltarão a fortaleza de Sião e serão honrados pelo Senhor.

7. INCREDULIDADE. (v.22,23,24) Não conseguem mais crer nos sinais miraculosos do Senhor. Nem mesmo o testemunho de pessoas idôneas poderá derrubar a fortaleza da incredulidade. A incredulidade no coração de uma pessoa ata as mãos do Senhor. Jesus não pôde realizar milagres em alguns lugares por causa da incredulidade do povo. A decepção na área econômica leva a incredulidade de qualquer porta aberta pelo Senhor. Começa a viver no vale.

8. PERDE A FÉ NAS ESCRITURAS. ( v.25,26,27) Os corações obscuros já não conseguem crer na Palavra. Um decepcionado pode ouvir uma mensagem super poderosa e nada acontece na sua vida. Reage aos milagres do Senhor como obras do acaso. Os milagres tornam-se possíveis somente na vida de alguns privilegiados.

9. INSENSIBILIDADE (perdem a percepção espiritual). ( v.32) O que acontece no seu coração acaba sendo levado somente para o lado emocional e racional. Não conseguem sentir e ouvir o toque do Espírito Santo.

Mas... há boas notícias para o decepcionado. Há coisas tremendas que Jesus quer fazer com a vida de um decepcionado.

(No próximo Post!) (Parece novela né?)

Fonte: Apostolo Levi Domingos

0 Opiniões que não importam. Opine você também!: