Dicas da nossa Língua

Olá, amados jovens! tudo na santa Paz de Deus?

Bem... não sou professor de português. Aliás, passo longe disso. Mas, como devemos zelar a todo custo pelo nosso português, resolvi compartilhar com vocês esta valiosa dica de conjugação verbal para não ficarmos em dúvida quando estivermos escrevendo ou até mesmo conversando e escorregar feio e sair pagando mico por aí.

Aí vai...

O pega da UnB
Estudantes da UnB estão em pé de guerra. Querem porque querem o afastamento do reitor. Pra atingir o objetivo, ocuparam a Reitoria. Na segunda, a coisa pegou fogo. Policiais e alunos se estranharam. Não faltaram pontapés e pancadas.

A turma do deixa-disso entrou em cena. Mas não conseguiu demover a moçada. O jeito? O jeito foi dar um jeito --encontrar um mediador que soubesse conjugar o verbo mediar. A tarefa não é fácil. Um a um, os candidatos tropeçaram na flexão. Só um acertou. Você sabe como ele disse? Então marque a opção nota 10:

a. Eu medeio as negociações.
b. Eu medio as negociações.

E daí?
Escolheu a letra a? Acertou. Preferiu a b? Nada feito. Você precisa conhecer a gangue do MARIO. Ela é composta de cinco verbos. A letra inicial de cada um forma o nome da galera: m de mediar, a de ansiar, r de remediar, i de incendiar e o de odiar.
O mais complicado é justamente mediar. Depois, remediar. Pra acertar sempre, vale a pena recorrer ao odiar. Ele é velho conhecido e todos terminam do mesmo jeitinho. Veja:

Presente do indicativo: odeio (anseio, medeio, remedeio, incendeio), odeia (anseia, medeia, remedeia, incendeia), odiamos (ansiamos, mediamos, remediamos, incendiamos), odeiam (anseiam, medeiam, remedeiam, incendeiam)

Pretérito perfeito: odiei (ansiei, mediei, remediei, incendiei), odiou (ansiou, mediou, remediou, incendiou), odiamos (ansiamos, mediamos, remediamos, incendiamos), odiou (ansiou, mediou, remediou, incendiou).
E por aí vai.

Dica
Abra os olhos com mediar e remediar. Eles são os que mais confundem.

Por Robledo Lins

Fonte: Dicas da Dad
Correioweb (www.correioweb.com.br)

3 Opiniões que não importam. Opine você também!:

qqqqqqqqqqquelzinha disse...

"O pega da UnB
Estudantes da UnB estão em pé de guerra. Querem porque querem o afastamento do reitor. Pra atingir o objetivo, ocuparam a Reitoria. Na segunda, a coisa pegou fogo. Policiais e alunos se estranharam. Não faltaram pontapés e pancadas."

ENTÃO, NÃO VAMOS DAR CERTAS INFORMAÇÕES RECHEADAS DE SENSACIONALISMO, E NÃO VAMOS REPRODUZIR UM DISCURSO QUE A MÍDIA NOS MANDA.
QUER SABER MAIS SOBRE A OCUPAÇÃO DA REITORIA?? ME PERGUNTE, EU ESTOU LÁ TODOS OS DIAS!

hehehehe
desculpa qualquer coisa zente! mas, realmente eu tive que comentar.

qqqqqqqqqqquelzinha disse...

AHAM, eu sei que foi um exemplo do texto.
mas é serio... a alienação da mídia é uma coisa triste.
beijinho

Digo disse...

"QUER SABER MAIS SOBRE A OCUPAÇÃO DA REITORIA?? ME PERGUNTE, EU ESTOU LÁ TODOS OS DIAS!"

Vc tb tá dormindo lá? O_o

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK