Dicas para uma boa redação



Para garantir boa classificação em concursos não basta apenas pensar na prova objetiva. Uma das etapas avaliadas com maior peso é a redação, que além de testar os conhecimentos gerais do candidato, avalia também a preparação técnica relativa à língua portuguesa e também o domínio das palavras. Pensando nisso, a equipe do CorreioWeb colheu diversas dicas que podem contribuir para o bom desempenho do candidato nesta fase, considerada uma das mais difíceis e temidas.


O professor Diego Amorim ministra diversos cursos de redação e Língua Portuguesa em um cursinho preparatório de Brasília. Ele ressalta que, para garantir um bom rendimento, o candidato deve manter assiduidade na leitura de jornais e revistas. "Deve-se incluir nos estudos a leitura de artigos independentes e de editoriais de jornais. Com esse costume, a pessoa além de adquirir os aspectos lingüísticos do texto, incorpora mesmo que de maneira inconsciente, o jeito de escrever dos articulistas, utilizando introdução e desenvolvimento", diz.
O professor afirma que um dos maiores pecados cometidos pelos concurseiros na hora da redação é a fuga do tema. "Isso acontece porque as pessoas começam a escrever pela introdução do texto. É um erro, considerando que a introdução é uma síntese do desenvolvimento e este deve ser feito primeiro", discursa. Para que não haja confusão na hora de discorrer sobre qualquer tema, o candidato deve se ater a alguns detalhes. "Além do treino, o candidato precisa planejar o assunto sobre o qual vai escrever. Uma das saídas é montar um esquema para cada parágrafo", finaliza.


Dicas da especialista
Dad Squarisi, editora de opinião e responsável pela coluna "Dicas de Português" do Correio Braziliense, acredita que para escrever bem o candidato não precisa ter dons divinos. "Um texto elegante, capaz de veicular com clareza e simplicidade a mensagem que a gente quer transmitir. É técnica. Trata-se de conquista pessoal, exercício diário de desapego e humildade", diz. Outro ponto importante para discorrer com clareza é ser natural e imaginar que o leitor está à sua frente. "Converse com ele. Não fale difícil. Espaceje suas frases com pausas. Confira ao texto um toque humano. Você está escrevendo para as pessoas", ensina.
De acordo com Dad, o candidato deve evitar rodeios e começar o texto pela informação mais importante, com frases bem construídas que atraiam o leitor até o fim do texto. Usar frases curtas, breves e simples também evita confusão. "Vocábulos longos e pomposos funcionam como cortina de fumaça entre você e o leitor. Seja simples. Entre duas palavras, prefira a mais curta. Entre duas curtas, a mais simples", complementa. Entre outras dicas, utilizar sentenças de forma positiva, optar sempre que possível pela voz ativa e usar e abusar de substantivos e verbos.


Fonte: Correioweb

0 Opiniões que não importam. Opine você também!: