O Sorriso de Abraão


Versículo da semana
“Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se e disse no seu coração: A um homem
de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara na idade de noventa anos?”
Gênesis 17:17

“E agora? Que que a gente faz Neto?”
Já perceberam que esse “E agora?” sempre é dito em momentos em que estamos encurralados, contra a parede? Todos, em alguma ocasião, já se fizeram essa pergunta, ou perguntaram para outra pessoa. “E AGORA?”. A diferença é que, para um servo de Deus, essa pergunta tem sempre uma resposta confiante: “Não se preocupe. Deus proverá”.

Em uma sexta-feira longa de trabalho, ao chegar em casa, me deparo com um problema: “Neto, você não sabe o que aconteceu”, “Não. O que?”, “Sua irmã tem que levar para a escola, na segunda agora, um caderno universitário de 10 matérias! E já foi avisado que, se ela não levar, não vai poder entrar. Ela vai perder aula, levar falta! Pode até repetir por causa disso!”
Pode parecer algo pequeno. Mas não é quando não se tem um tostão no bolso, e ainda ia demorar uns 10 dias para receber! Foi quando ela soltou a famosa pergunta: “E agora? Que que a gente faz Neto?”

Não pensei duas vezes. Com um “sorriso de fé de Abraão”, eu disse: “Não se preocupe. Deus proverá”.
Ela não entendeu. Perguntou de onde sairia o dinheiro. Como íamos fazer? De novo a resposta, confiante: “Deus proverá”.
E entreguei, de verdade, esse assunto à Deus.

Passou-se duas horas. Chegou a hora de ir à igreja. Estava contente, porque havia sido um dia muito bom na presença do Senhor. Quando estou descendo a rua, um carro prata começa a subir por ela. Ele freia ao meu lado. Estranhei, claro, mas, para meu espanto, é um primo meu, amigo de infância, mas não-evangélico. Voltei um pouco a rua, e ficamos conversando na frente de casa. Foi quando ele perguntou: “E o material da sua irmã? Já compraram?”. Respondi “Sim. Só ficou faltando um caderno...”. Dei um sorriso. E não falei mais sobre isso. Como tinha que ir à igreja, me despedi dele rapidamente. Demos um aperto de mão. Mas algo chamou minha atenção. Na mão dele havia algo. Uma cédula dobrada. Um presente inesperado. Deixei a mão fechada.
“É pro caderno dela”. Sorriu. E foi-se.

Esperei o carro dobrar a esquina para, depois, abrir a mão. Olhei o valor da nota. Era suficiente para comprar o caderno, e ainda sobrava.
Entre lágrimas, olhei pro céu, com o “Sorriso de fé de Abrãao” três vezes maior que o primeiro. Fui à igreja, mais alegre ainda, com um sorriso de orelha a orelha, agradecer a Deus pela seu carinho, atenção e providencia.

Não se preocupe. Jamais. A preocupação não traz solução ao seu problema. Apenas se ajunta à eles. Por maior que seja o problema, entregue ao Senhor. Não olhe as circunstâncias. Deus jamais nos desaponta, nem uma vez sequer. Confie. Creia. Entregue. Pois Ele usará quem Ele quiser, quando quiser, como quiser para suprir as nossas necessidades.

Dê o sorriso de fé de Abraão e contemple o agir de Deus.

Abraço a todos, em Cristo!
Até semana que vem!

1 Opiniões que não importam. Opine você também!:

Robledo disse...

É... Meu amigo neto, o justo vive pela fé. Pela fé no Filho de Deus! Esses testemunhos servem para nos encorajar! Deus te abençoe!!